escapadinhas
Almada
line
Museu da Cidade
foto Museu da Cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este é o pólo central da rede museológica municipal que se encontra integrado no Departamento de Cultura / Divisão de Museus e Património Cultural. Inaugurado em 2003, o Museu da Cidade de Almada é um recurso privilegiado de interpretação da cidade, a partir da mobilização das suas memórias e da sua contemporâneidade. 

Neste espaço, podem visitar-se dois tipos de exposições: as de longa duração, que proporcionam leituras generalistas sobre a cidade e a sua evolução e as exposições temporárias, que permitem desenvolver temas como as relações tempo, território e a urbanidade em geral.

O Museu da Cidade dispõe também de Serviço Educativo e dum Centro de Documentação. A oferta deste equipamento cultural é complementada por um aprazível espaço ajardinado exterior, cafetaria/ restaurante com esplanada, loja e sala polivalente.

O lugar onde está instalado o Museu da Cidade (antiga Quinta dos Frades) foi totalmente recuperado, no âmbito da política de preservação patrimonial desenvolvida pela Câmara.

A obra envolveu a reabilitação da casa já existente, considerada uma referência na memória local, como quinta agrícola durante vários séculos e, mais recentemente, como centro da indústria corticeira da Cova da Piedade.

O restauro e adaptação da casa às novas funções foi completado na perfeição com um novo edifício, moderno, de linhas sóbrias, que amplia o espaço do Museu de modo escultural, em planos recortados repletos de luz. O projecto esteve a cargo dos arquitectos Victor Mestre e Sofia Aleixo.

Este museu é uma forma de valorizar as pessoas, as vivências, as instituições e as histórias que ergueram Almada como terra, como comunidade. É um espaço de envolvimento dos cidadãos nos desígnios e nas perspectivas do desenvolvimento local.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra