escapadinhas
Almada
line
Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica
foto Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta grande escarpa de rochas sedimentares, reservatório de fósseis, existem motivos que justifiquem uma visita desafogada a este monumento natural de 1500 hectares, ao longo de 13 km de comprimento.

A Arriba Fóssil foi classificada como Paisagem Protegida em maio de 1984, salvaguardando não só a área compreendida entre a cidade da Costa da Caparica e a Lagoa da Albufeira como também a Mata dos Medos , uma área natural contígua onde abundam o pinheiro manso, a sabina-das-areias, o sanguinho-das-sebes e os aromáticos rosmaninho e tomilho.

A variedade faunística da Paisagem Protegida é complementada pela abundância e diversidade da flora e habitats naturais, donde se destacam os pinhais, matagais, matos, charnecas, prados e as comunidades dunares.

Adaptadas ao clima mediterrânico de influência atlântica, as espécies da flora autóctone associam-se em comunidades que definem as diversas unidades de vegetação e que modelam uma paisagem diversa onde se conjugam áreas agrícolas, prados, charnecas e matos, pinhais, acaciais e vegetação dunar.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra