escapadinhas
Armamar - Douro
line
Ermida de São Domingos
foto Ermida de São Domingos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A referência mais antiga de que se tem conhecimento a S. Domingos data de 1163.

D. Afonso V deve ter visitado a ermida, na companhia da rainha D. Isabel em 1454, aquando da sua ida para a batalha do Toro. Também o seu filho D. João II e sua mulher D. Leonor terão feito o mesmo anos mais tarde. O motivo da visita deste último era o de pedir a intervenção divina para que lhe fosse concedido um sucessor. Voltaram a S. Domingos uma segunda vez em finais de 1483, já com o seu filho varão, o príncipe D. Afonso, nascido a 18 de Maio de 1475.

De facto, casais que procurassem ter filhos e tivessem dificuldades em consegui-lo dormiam ao relento sobre a ?pedra propiciatória?, ou ?fraga da fertilidade?, que ainda hoje se pode ver junto da porta da sacristia da ermida.

A ermida de S. Domingos está situada num dos locais mais bonitos da região, pela magnífica paisagem que dali se pode contemplar. A cerca de 750 metros de altitude daqui se avistam territórios pertencentes a muitos Municípios e a três Distritos diferentes: Viseu, Vila Real e Porto.

O monumento é um exemplar típico das ermidas de romarias medievais. Da sua traça destaca-se o portal em ogiva e encimado pelo escudo das quinas sobre o qual assenta a coroa real. A porta lateral exibe tímpano românico próprio da arquitectura medieval.

 




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra