escapadinhas
Aveiro
line
Roteiro Arte Nova
foto Roteiro Arte Nova

 

 

 

 

 

 

 

 

A Arte Nova surgiu nos finais do século XIX, na nossa região podemos apreciar esta arte em localidades como Ovar, Avanca, Estarreja, Salreu, Albergaria-a-Velha, Frossos, Ílhavo e como não podia deixar de ser em Aveiro. Em Aveiro, conseguimos identificar inúmeros edifícios de Arte Nova, assinados por arquitectos famosos como Silva Rocha e Ernesto Korrodi, José de Pinho e Jaime Inácio dos Santos.

Este percurso irá ter a duração de cerca de duas horas e trinta minutos, para grupos de 30 a 45 pessoas, em português. Para dar início ao percurso da Arte Nova marcamos encontro na Casa do Rossio, seguindo-se a Casa Major Pessoa (onde se encontra, actualmente, o Museu da Arte Nova), a Casa dos Ovos Moles, o Museu da Cidade, a Antiga Cooperativa Agrícola, o Monumento à Liberdade, a Farmácia Ala e a Pensão Ferro. Todos estes edifícios e monumentos são de fácil localização nas ruas Barbosa Magalhães e João Mendonça.

Edifícios elegantes, com estrutura harmoniosas e impressionantes pela sua verticalidade. Neles conseguimos identificar elementos característicos da Arte Nova como o ferro forjado e rendilhado, a pedra articulada ou esculpida, janelas simétricas, linhas ora curvas ora sinuosas, fachadas com elementos vegetalistas e florais com animais e figuras femininas em painéis de azulejo policromático com cores quentes.

Assim, podemos seguir rumo à Pensão Ferro onde os pormenores em ferro forjado são o elemento mais característico, depois para o edifício das quatro estações onde reinam o azulejo com core quentes e motivos florais.

Em seguida, passamos para a Estação de Caminhos-de-ferro, este é um dos edifícios mais simbólicos da cidade, pois apresenta grandes painéis de azulejos nas suas fachadas onde se retratam a vida e a cultura do povo aveirense.

Este percurso segue assim o seu caminho, rumo à Antiga Capitania do porto de Aveiro, que actualmente, é a Assembleia Municipal. Este é um edifício cheio de história, que começou por ser um moinho de maré. Sofreu várias alterações pelo arquitecto Silva Rocha que acrescentou mais um piso ao edifício e características da Arte Nova como alguns painéis de azulejos e cores quentes ás paredes.

Para terminar este percurso, damos a conhecer a Fundação João Jacinto Magalhães. Este é mais um projecto do arquitecto Silva Rocha, apresenta todas as principais características da Arte Nova num só projecto, tais como: as linhas esguias, o azulejo, cores quentes, e o ferro forjado.

 

Rota:

1)     Casa do Rossio;

2)     Museu da Arte Nova / Casa Major Pessoa;

3)     Casa dos Ovos Moles;

4)     Museu da Cidade;

5)     Antiga Cooperativa Agrícola;

6)     Monumento à Liberdade;

7)     Farmácia Ala;

8)     Pensão Ferro;

9)     Edifício das Quatro Estações;

10)   Estação de Caminhos-de-Ferro;

11)   Antiga Capitania do porto de Aveiro;

12)   Fundação João Jacinto de Magalhães.

 

[Como pode efectuar este percurso]

Para efectuar este percurso com um guia necessita de efectuar reserva paramuseucidade@cm-aveiro.pt ou através do contacto telefónico: 234406485. Cada visita tem a duração de cerca de 90 minutos e está adequada para grupos de 25 pessoas.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra