escapadinhas
Guarda
line
Igreja da Misericórdia
foto Igreja da Misericórdia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Erguida sobre os escombros da antiga catedral em espampanância joanina, frontão e torres sineiras na elegância dos adornos e cantaria.
Interior de uma só nave com talha barroca e corro assente em bem lançado arco esbatido de suporte.
Presume-se ter havido uma anterior construçaõ maneirista reformada um século depois, pois encontrou-se o túmulo de um fundador, Simão Antunes de Pina, datado de 1611.

Uma das «peças» barrocas, na sua variante joanina, mais equilibrada e que constitui, pela sobriedade, furtar-se à inquietação ou ao peso decorativo das fachadas, é a Igreja da Misericórdia.

A pureza, a elegância e a harmonia das proporções desta fachada são as suas principais características.

A construção da fachada joanina, deste templo, deu origem a algumas réplicas modestas na região, a mais importante das quais é, sem dúvida, a paroquial de Videmonte.

Adorna a fachada da Misericórdia um frontão com arquitrave, friso e cornija, encimado por um cruzeiro. O frontão é ladeado por duas torres sineiras, rematadas por cúpulas piramidais, sobrepostas, de base quadrangular, sobre as quais assentam duas cruzes-catavento em ferro.

Os muros da fachada e das torres são caiadas, ao gosto do séc. XVIII, com excepção dos cunhais e dos elementos decorativos, que sobressaiem em relevo, mostrando a cantaria.

 

O portal é ladeado por pilastras quadrangulares, encimadas por capiteis com um misto de cortínio e jónico num arranjo compósito. Sobre estes, levanta-se um frontão partido, onde assenta, como fecho, um arco conopial.

A porta de entrada é de arco abatido e sobre este destaca-se o escudo com as armas de D. João V. Na fachada há ainda duas janelas de avental e uma hornacina ou baldaquino exterior, assente sobre duas colunas, onde se vê uma escultura, em jaspe, da Virgem da Misericórdia.

Nas torres sineirs existem janelas e postigos de avental e óculos.

A concepção deste templo é genuinamente barroca e pode considerar-se como um dos mais belos monumentos da época de D. João V.

Desconhecemos o autor do projecto.

Fonte: Beira Alta, de Francisco Hipólito Raposo; Monografia Artistica da Guarda, de Adriano Vasco Rodrigues



Dylan

The outer zone is one of the strengths of this restaurant where you can enjoy a meal under a vineyard. One of the best restaurants for group dinners through space, location and quality cuisine.


line Maria

Recomendo os filetes de polvo com arrozinho caseiro, qualquer sobremesa é adequada, todas muito bem confeccionadas! Os vinhos seleccionados. O Sr Vítor Sá, o anfitrião é um gentleman! Parabéns a todos pelo trabalho premium que nos prestam.


line Joaquim Bravo

Soberbo! Uma cozinha genial, um espaço brilhante muito bem decorado, uma esplanada top. A equipa é muito atenciosa. A cozinha típica regional é do melhor que há no Porto.


line Peter

Excellent traditional Portuguese food where it maintains the tradition of Portuguese flavors, which is difficult to find these days. Wine list with greater choice and quality! Modern environment with friendly and helpful service. Quality / price very affordable.


line Mary

A very cute and cozy terrace. Portuguese cuisine is very rich and tasty. Enjoyed the staff, very friendly.


line Raquel Martins

Um restaurante fantástico. Uma cozinha absolutamente inesquecivel. Funcionários extraordinariamente atenciosos e prestáveis. Têm uma esplanada muito acolhedora, onde se faz uma refeição num ambiente muito convidativo.


line Bob

The best representation of Oporto´s Portuguese cuisine.

A wide range of Portuguese wines and cheeses. Great location. I really enjoyed the terrace.


line Rita Valadares

A Alheira é um "mimo". Os vinhos são um espectaculo. O Abade de Priscos imperdivel. Parabéns meus caros pelo repasto que nos serviram! A repetir sem sombra para dúvidas.  


line José Castro de Alves

Muito bem localizado, aprecio muitissimo a zona antiga da cidade. Um restaurante muito bem apetrechado, bem decorado, sóbrio e confortável. Para quem aprecie, tem uma esplanada - terraço fabulosa, onde se poderá almoçar ou jantar nos dias Primavera/Verão. O Bacalhau é divinal, as Tripas também são muito boas. As sobremesas caseiras deliciosas.


line Vítor Ramos

O espaço ideal para quem fuma, para os dias de Verão, tem uma esplanada fantástica para um belo almoço bem regado e bem servido.  Têm uma cozinha regional muito boa. Parabéns!


line Luísa Vale

Muito bom. Boa cozinha caseirinha tradicional e regional Portuguesa. A Vitela, o Cabrito assado são de comer e chorar por mais. O espaço é muito interessante. Tem uma esplanada optima para Veranear, numa boa companhia. Parabéns!


line Elísio Rocha

Uma esplanada com uma ramada "vinha" que nos transporta até às aldeias Nortenhas! Um almoço à sombra da ramada é fabuloso. Peçam uns filetezinhos, uma boa pingota, um leite creme e um café. Uma maravilha.


line Sandra Cunha Gastronomia excelente. O serviço é de excepção com uma atenção ao cliente fora do vulgar. Parabéns. Iremos voltar.
line Rui Lima

Para mim, um dos melhores restaurante da cidade do Porto. Não só pela comida, pelo ambiente, como pela equipa. Muito simpáticos! A esplanada é espectacular. Visitem e provem os sabores da cozinha Nortenha. O restaurante fica mesmo no coração da cidade.


line Cátia Nunes

Um bom espaço para grupos, tem uma sala direccionada para o efeito. A cozinha tipica Portuense, Noretenha é de se tirar o chapéu. Experimentem os filetes com arroz de feijão. A esplanada é brutal, ampla e coberta por uma ramada. Felicidades.


line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra