escapadinhas
Guarda
line
O Retábulo da Sé
foto O Retábulo da Sé

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O retábulo da Sé da Guarda assombra-nos pela magestade das proporções e pela delicadeza da execução. O motivo central deste retábulo é a paixão e Morte de Jesus Cristo. A composição está dividida em quadros menores como é vulgar neste período.

 

As Torres

As duas torres campanários da Sé com forma octogonal nos corpos superiores e quadrangulares nos inferiores, formando corta-águas, diferem das clássicas torres gótics pela falta da agudíssima flecha. É esta uma das particularidades mais interessantes da Catedral. As Torres não chegaram a ser acabadas. A forma octógona é vulgar na arte gótica.

O portal principal

Lembra a técnica de Marcos Pires, identificado no portal da Capela da Universidade de Coimbra. De facto há uma certa semelhança nos desenhos.

O portal lateral

A composição superior do portal é a do chamado gótico florido.

Evolução das Obras

Desconhece-se a data exacta em que teve início a obra. Em 1426 erguia-se já a abside e o pórtico lateral do norte, o mais belo e artístico da Catedral. Ia ser lenta e morosa a edificação, cujo período de maior actividade se deve ao bispo D. Pedro Gavião. (1504-16) no reinado de D. Manuel I. À morte desse prelado encontrava-se o templo no remate das abóbadas. Depois da morte de D. Pedro Gavião os trabalhos de vedação e lageamento do extradorso voltaram à anterior morosidade, tendo somente sido dada por concluída em 1540. Durara a construção perto de 150 anos, isto é, desde os finais de séc. XIV aos meados do séc. XVI.
No séc. XVIII a primitiva obra foi adulterada com anexos e acrescentamentos. Nos princípios do séc. XX começaram as obras do restauro sob orientação técnica do arquitecto Rosendo Carvalheira, tendo como colaborador artístico Mestre Valentim, um dos mais hábeis cinzeladores do granito, que têm passado pela Guarda.
Ernesto Pereita, baseado no estudo da herálica da Catedral feito por José Osório da Gama e Castro, dá-nos o seguinte esquema da ordem de edificação:

  • 1390-1396 - bispo D. Frei Vasco - Alicerces.
  • 1397-1416 - bispo D. Gonçalo Vasques da Cunha - Abside, Sacristia, pórtico lateral norte, e levantamento parcial do edifício por esse lado.
  • 1435-1458 - bispo D. Luís da Guerra - Pórtico nascente, capela do Sacramento: levantamento parcial por esse lado.
  • 1504-1517 - bispo D. Pedro Vaz Gavião - período áureo. Elevação de todo o edifício, torres, pórtico principal, remate das abóbadas e coroamento.
  • 1530-1540 - bispo D. Jorge de Melo - Lageamento e vedação das plataformas.

A planta da Catedral

A planta da Sé da Guarda é de tradição romântica, embora se trate de um edifício gótico. Vista de avião a catedral parece uma enorme cruz. A nave central ergue-se entre as suas colaterais, cortada por uma nave cruzeira.

Planta sa Sé

Fonte: Beira Alta, de Francisco Hipólito Raposo; Monografia Artistica da Guarda,de Adriano Vasco Rodrigues.

 



Raul Restaurante muito bom, o melhor peixe fresco da zona. Para além da decoração, staff impecável, atendimento 5 *****! Parabéns D. Arminda e Sr Jorge, sabem receber como ninguém. Um bem haja.
line Alda Nunes Recomendo este restaurante. Estive aqui a jantar com a minha familia e fomos muito bem atendidos. Vasta lista, optei por um peixe grelhado que estava uma delicia, o meu marido e os miudos não resistiram ao arroz de camarão, segundo ele o melhor que havia provado até hoje! Segundo o meu marido a lista de vinhos era soberba. A vista para o mar, engrandeceu a nossa refeição. Muitas felicidades e que assim continuem por muitos e muitos anos. Amei a decoração!
line Lúcia Liz Um templo gastronómico. Conhecia o antigo Cozinha do Portugu~es e já na altura achava uma reliquia mas esta mudança, veio trazer consideráveis melhorias. A localização é fabulosa, degustar contemplando o mar é um previlégio. O espaço em si está lindo, aliás as fotos estão muito boas, captam a essência do espaço. Optimo para quem fuma, como eu, temos uma sala muito acolhedora. Um bem -haja D. Arminda e Sr Jorge
line Paulo Vaz Recomendo os filetes com arrozinho de camarão, um prato imperdivel! Os mariscos também são suculentos e frescos, bem como o peixinho sempre fresco. A carta de vinhos é muitissimo bem seleccionada. O espaço é muito elegante e a localização é magestrosa.
line Gustavo Um cartão de visita em Gaia. EXTRORDINÁRIO este restaurante. Conheço os bons restaurantes de Gaia e este é para mim o melhor. Melhor na qualidade do serviço, optimas condições, decoração confortável e elegante, cozinha com qualidade e de confecção excelente, carta de vinhos de se tirar o chapéu e uma equipa muito profissional e cuidadosa. Parabéns Sr Jorge e D. Arminda.
line Olinda Paulo Recomendo a todos que visitem! É super!!!
line Patricia Alves Boa relação qulidade/preço. A comida é muito caseira e super bem confecionada. Parabéns.
line Jorge Ferreira Excelente carta de vinhos a preços nada exagerados, para "regar" excelentes pratos! O atendimento é muito cuidado para além de ser um espaço muito interessante em termos decorativos. Um bem haja!
line Saul Marques Depois de um pesquisa neste site, fomos comprovar por nós mesmos...e, de facto, as fotografias elucidam bem o que é o espaço, a comida é fantástica e os anfitriões são extremamente simpáticos. Os meus sinceros parabéns!
line Filipe Santos Já cá vim algumas vezes e realmente continuam a surpreender-me! Todos os pratos que tenho experimentado são deliciosos e o serviço é do melhor, para além de um ambiente fantástico. Continuem o excelente trabalho!!!
line Fernanda Gomes Pessoal muito simpático e atencioso, e uma comida soberba! Parabéns e as maiores felicidades!
line Fernando Oliveira Recomendo vivamente. Comer muito bem, beber igualmente bem a um preço acessível, só na cozinha do portugues!
line Sandro Um espaço fantástico com uma vista interessante, pessoal extremamente simpático e uma comida do melhor!...Recomendo.
line Silvia Perez O meu namorado trouxe-me a este restaurante para um jantar especial e, digo-vos que fiquei encantada! Agora, vou voltar mais vezes...
line Manuel Barbosa Nota 10 para este restaurante!!! Excelente atendimento, espaço muito giro e uma comida e vinhos do melhor! Muitos parabéns.
line Susana Tomé É impensável não querer voltar a este restaurante depois de o conhecer. Adorei o bacalhau com broa, estava fantástico...bem hajam!
line Luis Costa Já me tinham falado deste restaurante mas, depois de cá vir é que acreditei em tudo o que me tinham dito...comprovem também...Parabéns à equipa fantástica!
line Silvio Tavares Depois de se ir algumas vezes à cozinha do portugues, que é o meu caso, o problema é escolher o que se quer comer, porque todos os pratos são deliciosos! Continuem!!!!
line Margarida Ramos Excelentes mariscos!!! Também já experimentei outros pratos e são igualmente excelentes!!! Pessoal muito simpático e atento e o restaurante é lindissimo. Felicidades!!!
line João Alves Espaço muito requintado, com pessoal muito atento e atencioso! A comida é de chorar por mais. Parabéns e felicidades.
line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra