escapadinhas
Óbidos
line
Castelo de Óbidos
foto Castelo de Óbidos

 

 

 

 

O Castelo de Óbidos localiza-se na vila de mesmo nome, Freguesia de Santa Maria, Concelho de Óbidos, Distrito de Leiria, em Portugal.

Exemplo da fortificação medieval portuguesa, erguido sobre um pequeno monte, outrora à beira mar, domina a planície envolvente e o rio Arnóia, a Leste. Fruto de diversas intervenções arquitetônicas ao longo dos séculos, integra o conjunto da vila, que preserva as suas característas medievais de maneira quase que cenográfica.

Classificado como Monumento Nacional, em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.

 

Antecedentes

Acredita-se que a primitiva ocupação humana do seu sítio remonte à pré-história. Pela sua proximidade da costa atlântica, despertou o interesse de povos invasores da península Ibérica, tendo sido sucessivamente ocupado por Lusitanos (século IV a.C.), Romanos (século I), Visigodos (séculos V a VI) e Muçulmanos (século VIII), atribuindo-se a estes últimos a fortificação da povoação, como se constata pela observação de determinados trechos da muralha, com feições mouriscas.

 

Características

O castelo ergue-se na cota de 79 metros acima do nível do mar, com planta no formato retangular irregular (orgânica), misturando elementos dos estilos românico, gótico, manuelino e barroco, distribuídos por duas zonas principais: a do Castelejo (atual Pousada do Castelo, ou Pousada de Óbidos) e o bairro intra-muros.

O perímetro das muralhas, reforçadas por torres de planta quadrada e cilíndrica, alcança 1.565 metros, totalmente percorrido por um adarve defendido por parapeito ameado. Em alguns trechos, as muralhas elevam-se a 13 metros de altura.

O troço Leste da muralha constitui o núcleo do muralhamento mais amplo que envolve o castelo e a vila, e que, prolongando-se por ambos os lados em direção ao sul por 500 metros, fecha o perímetro em ponta, na chamada Torre do Facho.

O acesso é feito por quatro portas e dois postigos, destacando-se a Porta da Vila ou Porta de Nossa Senhora da Piedade, encimada por uma inscrição, ali colocada pelo rei D.João IV (1640-1656), e que reza: A Virgem Nossa Senhora foi concebida sem pecado original. No seu interior encontra-se uma capela com varanda, revestida de azulejos do século XVIII.

 



Anabela Coutinho Adorei....o espaço é muito acolhedor...o atendimento....o sabor do peixe fresco....sem duvida um restaurante de referencia em Leça...a visitar sem duvida!
line Guadalupe Recomiendo este restaurante para nosotros y nos sorprendió. Muy bueno! Excelente comida, excelente servicio y un ambiente acogedor! Felicitaciones y los mejores deseos
line Mariana Braga Ficamos maravilhados pela qualidade da comida em relação ao preço, nada exagerado tendo em conta a qualidade. O serviço correcto e de muita atenção para os clientes. Continuem assim, nós vamos voltar
line Lurdes Baltazar O vosso restaurante foi-nos indicado, por amigos, que já jantaram cá. Disseram-nos muito bem da vossa comida e do atendimento. Não exageraram... Aqui deixamos a nossa confirmação do que nos foi indicado. Ficamos muito satisfeitos e corespondeu ás nossas expectativas. Parabens, havemos de voltar.
line Tiago Dias Recomendo o Maria Moita a todas as pessoas !!!!! É uma referência dos restaurantes em Leça.
line Paula Soares Um restaurante a não perder em Leça da Palmeira! Para mim é dos melhores!...
line Nuno Freitas Parabens aos donos do Maria Moita e obrigado pela excepcional refeiçao de ontem !
line Sónia Costa Para quem aprecia comida bem confeccionada e sabores tradicionais e caseiros aconselho vivamente uma paragem neste restaurante.
line Jorge Rodrigues Conheci-o há uns anos por mero acaso e fiquei cliente. Recomendo-o a todos. A gastronomia é excepcional, tem uma boa garrafeira e o pessoal é muito atencioso e simpático. Vão lá e, decerto, ficarão clientes como eu.
line António Gomes É um restaurante onde vale sempre a pena voltar.
line Joana Marques Restaurante despretensioso, com uma cozinha caseira, em ambiente rústico, com preço/qualidade que se recomendam e muito!
line Dalila Barbosa A comida era maravilhosa - 5 estrelas! Tudo estava mesmo muito bom! Aconselho vivamente a experimentarem.
line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra