escapadinhas
Penela
line
Gastronomia de Penela
foto Gastronomia de Penela

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A gastronomia de Penela é muito rica e variada. Entre os diversos produtos utilizados na gastronomia local, destacam-se o saboro Queijo do Rabaçal, o mel da serra, as nozes e os vinhos.

 

Queijo do Rabaçal (imagem)

Confeccionado a partir de uma mistura de leites de ovelha e cabra,pode ser apreciado por si só ou mesmo incluído em, saladas, pratos principais e sobremesas; Deverá ser acompanhado de um bom vinho branco.  

 

Mel

Produzido na serra do Espinhal, é  utilizado para a produção de licores e outro tipo de bebidas; também é utilizado na gastronomia, nomeadamente na doçaria tradicional. Ao mel igualmente, recorre a medicina tradicional.

 

Cabrito e Borrego

Dois produtos endógenos indispensáveis da gastronomia da região de Penela,utilizados em  pratos típicos caso das caldeiradas e dos assados no forno.

 

Nozes

No concelho de Penela, na maioria das suas freguesias, as nogueiras existem em abundância.A maior parte das nozes são vendidas na Feira Anual de S. Miguel.

 

Vinho

Esta região está inserida na sub-região de produção da Beiras, ?Terras de Sicó?.Os vinhos tintos aqui produzidos são macios e aromáticos, os brancos têm tons citrinos e palha, são vinhos gordos.Os produtores da região estão ligados, na sua maioria, à Vinisicó ? Associação de Vitivinicultores da ADSICÓ.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra