escapadinhas
Tavira
line
Mata da Conceição
foto Mata da Conceição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Mata da Conceição, datada de 1920, tinha como função inicial a exploração da lenha para os fornos de cal e os taninos para a indústria de curtumes. Localizada na parte inferior da Serra de Tavira, mais concretamente na freguesia da Conceição, a Mata estende-se, numa área de 457ha, ao longo da vertente Sul da Ribeira da Gafa.

 A cobertura florestal é, essencialmente, constituída pelo pinheiro manso e sobreiro, terminando numa floresta que, embora aparente ser virgem, possui 80 anos de existência: a pequena mata de Cedro do Buçaco.

A fauna apresenta uma oferta rica, não só em aves, como também em mamíferos, répteis e anfíbios.

 

As espécies observadas com maior regularidade são o pato-real, a pega azul, a poupa, a perdiz vermelha e a rola. Além destas, é, ainda, possível vislumbrar o javali, o gamo, o coelho, a lebre e a cobra rateira.

Com uma paisagem florestal que se diferencia pela multiplicidade de cores e pela fauna e flora, este espaço natural possui um vasto parque de lazer que proporciona agradáveis momentos. Constituído por percursos pedonais, parques de merendas, parque infantil e observatório de aves aquáticas, muitas são as pessoas que procuram este parque para estar em contacto directo com a natureza e com aquilo que ela tem de melhor para oferecer.


Horário de abertura: fins-de-semana das 11h00 às 19h00




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra