escapadinhas
Tavira
line
Praia da Ilha de Tavira
foto Praia da Ilha de Tavira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Ilha de Tavira pertence a um sistema de ilhas que denominamos ilhas-barreira. Para chegar à ilha é necessário atravessar a Ria Formosa. Esta última é um sistema lagunar constituído por sapais, rasos de maré e canais que se encontram limitados a Sul por um cordão arenoso de cinco ilhas (ilhas-barreira) e duas penínsulas.

Na Ilha de Tavira é possível usufruir de um parque de merendas instalado numa pequena mata de pinheiro manso. Aqui pode observar-se a espécie Chamaeleo chamaeleon (camaleão).

Neste local observa-se, no outro lado da Ria, o Hotel Vila Galé Albacora. Este empreendimento turístico que data de 1945 servia para albergar os pescadores da faina do atum e as respectivas famílias.

Existe uma parte da ilha que está classificada como reserva natural. Este estatuto, que implica um uso e uma acessibilidade mais restrita à área, foi atribuído por ser uma zona importante do ponto de vista florístico e para a nidificação de algumas espécies de aves.

Na zona de areias posterior às dunas podem encontrar-se diversas espécies, tais como: a couve marítima (Calystegia soldanella) e o estorno (Ammophila arenaria). Também podem ser vistas algumas espécies de avifauna, como por exemplo: a Cegonha Branca (Ciconia ciconia), a Rola (Streptopelia turtur) e a Andorinha-do-mar-anã (Sterna albifrons).

A Ilha de Tavira tem sido galardoada com a Bandeira Azul da Europa desde 1987. Esta atribuição deve-se ao facto desta praia distinguir-se pela qualidade do seu ambiente limpo e saudável e pelos serviços de limpeza, segurança e informação aos utentes.

 

 

 

 

 




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra


sombra