escapadinhas
Vidigueira
line
Ermidas da Vidigueira
foto Ermidas da Vidigueira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ermida de Santa Clara

Esta é a mais antigas das ermidas circundantes da Vidigueira. A sua construção data de 1555, por ordem do 2º conde da Vidigueira, D. Francisco da Gama, e a sua mulher D. Guiomar de Vilhena.

Edifício rectangular, coroado de ameias e com contrafortes terminados em pináculos em forma de cone tuncado. O estilo da construção está associado ao período manuelino com influências do gótico normando. Esta poderá ter sido a primeira igreja matriz da vila, facto que não está comprovado.

Foi em tempos um local de festas e romarias muito apreciado pelo povo da terra. O caminho que conduz à ermida está envolto em vinhas e oliveiras antigas. Do monte onde fica a singela ermida, vislumbra-se uma paisagem que se estende até à Vidigueira.

 

Ermida de S. Rafael
A ermida de S. Rafael está replecta de recordações históricas. Mandada erigir pelo 4º conde da Vidigueira, D. Francisco da Gama, para ser depositária da imagem do santo que acompanhou Vasco da Gama à Índia.

No século XIX, a ermida foi profanada e caiu em ruinas. A imagem foi transferida para o Recolhimento do Espírito Santo. Aquando da trasladação dos restos mortais de Vasco da Gama para o Mosteiro dos Jerónimos a imagem acompanhou-o como já antes o fizera nas suas viagens e onde ficou colocada, sendo mais tarde transferida para o museu da Marinha.

Em 1912, a ermida foi restaurada pela Câmara Municipal que, mais tarde, nos anos 80 mandou restaurar também o seu interior.

 

Ermida de Santo António
A Ermida de Santo António ergue-se no topo de uma colina a sueste da Vila de Frades. Nesse local era hábito realizarem-se as afamadas romarias e festejos.

Diz a tradição que foi mandada erigir por um conde da Vidigueira, como resultado de uma promessa que tinha feito. Estima-se que tenha sido construída no século XVII, data apontada para as pinturas murais no seu interior que, embora bastante deterioradas, constituem a única decoração da capela.

 

Ermida de Santa Luzia
Localizada na povoação de Pedrógão, esta ermida terá sido a primeira edificação religiosa da aldeia. Muito simples e com apenas um altar no interior, guarda a imagem de Santa Luzia. Esta santa é considerada milagreira, assim o testemunham os escritos nas paredes, de pessoas que se curaram de doenças dos olhos.

 

Ermida de S. Pedro (imagem)
Do cimo de uma colina sobranceira à vila da Vidigueira, a Ermida viu o seu terreiro tornar-se um miradouro, de onde se pode disfrutar da vista priveligiada. Por essa razão, é um local ideal para festas populares, com arraial e diversões várias.

 

 




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra