escapadinhas
Vidigueira
line
Gastronomia da Vidigueira
foto Gastronomia da Vidigueira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Vidigueira orgulha-se da sua gastronomia tradicional, que reúne à mesa os produtos regionais, como o pão, o azeite, as carnes e peixes do rio, numa combinação original e saborosa. O extenso receituário inclui pratos simples, como a típica açorda d'alho, ou outros mais elaborados. Segredos passados de geração em geração, que conquistam quem tem a boa sorte de os degustar.

 

Sopas

Para a panela vão todos os legumes que a terra produz, nas pequenas hortas da região. Batatas, couves, cenouras, feijão, favas... mais uns enchidos ou toucinho para dar gosto. Quando os legumes escasseiam, basta um pouco de azeite, coentros, alhos e água quente para molhar umas fatias de pão e fazer uma saborosa açorda.

 

Carne

Na serra, os montados alimentam de bolota o porco alentejano, dando origem a saborosos enchidos e presuntos. O borrego é outro dos animais criados na região. A caça, uma actividade com bastantes adeptos, fornece também carnes de qualidade, que estão na base dos tradicionais ensopados e assados. Um manancial de pratos que ganham fama fora das fronteiras do município.

 

Peixe

A influência do rio Guadiana na gastronomia da Vidigueira traduz-se em imensas receitas à base de peixe. Os pescadores trazem para a mesa enguia, sável, saboga, lampreia, tainha, bogas, corvina, esturjão e robalo. A arte da culinária alentejana transforma o peixe fresco em pratos de complexidade diversa e de dar água na boca.

 

Petiscos

Confeccionados à base de carnes, moluscos e legumes, a mesa alentejana é rica em petiscos. No verão, os caracóis e as ameijoas estão prontos para ir ao lume, temperados com uma mão cheia de ervas aromáticas colhidas no campo. No inverno, os cogumelos da região, conhecidos como silarcas, são preparados com ovos ou carne frita, um verdadeiro manjar dos deuses.

 

Doçaria

A gila e o mel fazem parte intriseca da doçaria alentejana. Receitas que são relíquias legadas pelas freiras e doceiras, passadas de geração em geração. Dos fornos da Vidigueira saem biscoitos e bolos regionais como as pupias, bolos de mel, bolos folhados e escarapiadas. No Natal sobressaem as filhós e na páscoa o arroz doce e o tradicional folar.




line
line

topo
o que procura
onde
sombra
pesquisa
sombra
sombra

sombra