info
Aveiro
line
foto Aveiro

Cidade situada em área plana na foz do rio Vouga, Aveiro é porto lagunar e marítimo, em comunicação com a Ria a que dá o nome.

A ria de Aveiro está separada do mar por uma faixa de areia de 50 km, entre Ovar e Mira, e comunica com o mar através de uma saída artificial, situada entre a Barra e São Jacinto.

As salinas dominam a paisagem, ocupando perto de 50 mil hectares, boa parte classificados de Interesse Ambiental pela União Europeia.

 

 Uma das características mais conhecidas de Aveiro é o facto de ser atravessada por três canais, aos quais deve o seu apelido de «Veneza Portuguesa». É sede de concelho de 14 freguesias e a sua origem está relacionada com uma povoação de pescadores, provavelmente anterior aos romanos.

 

Ligada desde sempre às actividades marítimas e piscatórias, Aveiro possui um porto dotado de doca seca, estaleiros navais, grandes espaços reservados à seca do bacalhau e marinhas de sal. As indústrias tradicionais estão também ligadas ao barro, funcionando na sua área grandes unidades fabris de azulejos, louças, telhas e tijolos.

 

As festas da cidade realizam-se em meados de Maio em honra da Princesa Santa Joana, padroeira de Aveiro. São igualmente de salientar a Festa de São Gonçalo em meados de Janeiro e as Festas da Ria no mês de Julho ou de Agosto (em função das marés) que integra uma corrida de barcos moliceiros.

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra