info
Castelo de Paiva
line
foto Castelo de Paiva



Castelo de Paiva é uma vila portuguesa no Distrito de Aveiro, região Norte e subregião do Tâmega, com cerca de 2 900 habitantes.

É sede de um município com 114,67 km² de área e 17 338 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses, a leste por Cinfães, a leste e a sul por Arouca e a oeste por Gondomar.

O concelho designava-se Paiva até ao início do século XIX.

 

O concelho de Castelo de Paiva orgulha-se das vistas deslumbrantes sobre o rio Douro e situa-se numa região verdejante e coberta de vinhas.

Mas a vila tem outro rio como ex-libris, o Paiva, que desagua no lugar do Castelo (onde a ilhota lembra uma velha fortificação fluvial) e que é excelente para a prática de desportos náuticos (há barcos para alugar e uma piscina descoberta), além de oferecer óptimas praias fluviais. Há também a possibilidade de fazer circuitos turísticos pelo rio Douro.

O concelho tem uma vasta área florestal atravessada por rios e riachos, onde o visitante pode usufruir de belas paisagens e uma atmosfera tranquila e do contacto íntimo com a Natureza.

Em termos de arquitectura, há várias casas senhoriais do século XVII e XVIII junto do rio Douro (como o Solar da Fisga), além de igrejas e capelas com talha dourada e preciosas imagens religiosas.

O artesanato da região inclui trabalhos em linho e cestaria, mas os trabalhos em cobre e bronze são de longe os mais famosos.

No que respeita à gastronomia, a escolha é variada, do arroz de lampreia e do sável assado ao bacalhau e ao cabrito assado, vitela à posta, iscas e bifes de cebolada. Tudo isto pode ser acompanhado com o óptimo vinho verde tinto da região.

A beleza e a amenidade de Castelo de Paiva foram tragicamente quebradas em Março de 2001, quando uma velha ponte ruiu e um autocarro e dois automóveis caíram ao rio Douro; a morte de tantos dos seus filhos causou enorme dor no concelho e em todo o país.

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra