info
Faro
line
foto Faro

Situada junto à Ria Formosa, na margem esquerda da ribeira de Marchil, a cidade de Faro é sede de concelho formado por 6 freguesias. Sede de distrito e capital do Algarve, Faro foi designada por Ossónoba pelos romanos e Harune pelos árabes. Impulsionada pelos descobrimentos, nos séculos seguintes, tornou-se um importante centro comercial, devido à produção de sal e de produtos agrícolas.

 

Actualmente, todo o concelho vive essencialmente do turismo, comércio e serviços. Rica em testemunhos históricos e monumentos, a cidade apresenta um centro histórico razoavelmente conservado e desdobra-se em três núcleos: a Vila-Adentro, espaço delimitado pelas antigas muralhas e onde se situa a sé, o bairro ribeirinho, grosso modo correspondente ao eixo da rua Conselheiro Bivar, centro da animação noturna e a mouraria-judiaria centrada na cosmopolita zona pedonal da Rua de Santo António.

 

O concelho possui praias de referência e integra a Reserva Natural da Ria Formosa - uma área protegida de grande riqueza de fauna e flora, com 16000 hectares - e que o separa do Atlântico por vários esteiros e ilhas arenosas. A Oeste fica a Ilha de Faro, uma praia constituída por uma extensa língua de areia que fecha, pelo lado poente, a Ria Formosa. Está ligada à terra firme no Ludo e estende-se até ao cabo de Santa Maria já na chamada Ilha da Culatra, o ponto mais meridional de Portugal.

 

Algumas das mais bonitas e acolhedoras praias do mundo estão no Algarve. E por isso, todos os anos, milhares de turistas as procuram. Trata-se de um património natural que tem vindo a ser aproveitado de forma sustentada, dando origem a espaços de qualidade aptos a responder a diferentes necessidades. Praias para todos os gostos, na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da ?Bandeira Azul?. Ao longo de cerca de 200km, a costa algarvia divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais. Praias de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas.
Irresistível também, é o clima ameno que aqui se vive ao longo de todo o ano. 

topo
pesquisa
o que procura
onde
sombra


sombra

sombra

sombra